Entre janeiro e fevereiro de 2025, o preço da banana-caturra em Santa Catarina caiu 22,7%, devido ao aumento da oferta, conforme o Boletim Agropecuário de março da Epagri/Cepa. A produção da variedade aumentou 17%, chegando a 626 mil toneladas. Apesar da queda nos preços, os produtores obtiveram margens adequadas devido ao volume maior de vendas. “Com o aumento da oferta ocorreu uma desvalorização nos preços pagos aos produtores nestes dois primeiros meses de 2025, chegando a mais de 50% em relação ao ano anterior”, explica Rogério Goulart Júnior, analista da Epagri/Cepa.
Por outro lado, a banana-prata registrou valorização de 2,8%, com o preço sendo impulsionado pela melhoria na qualidade da fruta e aumento da demanda, especialmente com o retorno às aulas. A produção da banana-prata aumentou 15%, totalizando 138 mil toneladas.
Para março, espera-se uma queda de 1,5% nos preços da banana-caturra e uma valorização de 8,1% da banana-prata, devido à melhoria na qualidade das frutas, favorecida pelas temperaturas mais amenas nas regiões produtoras. “Já com a banana-prata, os preços devem continuar estabilizados com pequena tendência de alta no valor pago ao produtor”, comenta o economista.
Informações: Agro em Campo