Altas temperaturas podem ocasionar estresse térmico nas lavouras da região Sul

Nível baixo de água no solo dificulta o desenvolvimento do feijão e milho segunda safra

08/03/2025 às 00:03 atualizado por Polyana Vera - SBA | Siga-nos no Google News
:

O sábado começa com tempo firme em grande parte do país com destaque para região Sul, Sudeste, Goiás, Mato Grosso do Sul e interior do Nordeste, contribuindo para os trabalhos de colheita. Em áreas do Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e noroeste do Mato Grosso do Sul, pode chover de forma isolada, mas sem atrapalhar as atividades no campo. No Mato Grosso, dia será mais nebuloso e com chuva que pode vir a qualquer momento com até forte intensidade e não se descarta a possibilidade de temporais pelo norte e oeste do estado, além de Rondônia, no Amazonas e Pará.

Em Santa Catarina, o tempo mais seco e quente dos últimos dias, devido à onda de calor, vem reduzindo os níveis de água no solo e restringindo o desenvolvimento de lavouras de feijão primeira safra, enquanto no estado do paraná, lavouras de milho segundo a safra estão sendo impactadas pela falta de chuva e as altas temperaturas, ocasionando estresse térmico e hídrico.

No Rio Grande do Sul, a citricultura registra frutos menores e de menor qualidade devido à escassez de chuva e às altas temperaturas que o estado vem enfrentando. E atenção pois a onda de calor ainda atua no país, mantendo elevadas temperaturas desde o estado gaúcho até são paulo e no sul e leste do Mato Grosso do Sul.

 


Últimas Notícias