Agricultores indígenas da Associação Indígena Abanatsa (AIABA) contam com o apoio de cerca de R$ 24 mil do governo federal para a comercialização de castanha-do-Brasil. A aquisição é realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta, que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A partir da operação, a Conab irá comprar cerca de 1 tonelada de castanha de famílias indígenas localizada na Terra Indígena Escondido, Aldeia Rikbaktsa, no município de Cotriguaçu. O produto adquirido ficará armazenado na Unidade Armazenadora da Companhia em Rondonópolis, para atendimento a demandas de segurança alimentar e nutricional.
Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.
Por meio do PAA, a Conab compra os produtos da agricultura familiar, assegurando renda ao produtor, e os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias e também a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e nutricional.
A modalidade Compra Direta tem como objetivo garantir a compra de produtos agropecuários de agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com base nos preços de referência.
Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento - Conab