A sexta-feira (28) começa com chuva forte no Rio Grande do Sul, condição intensificada pela combinação de umidade e calor, aumentando o risco de temporais localizados. Essas chuvas irregulares que vêm ocorrendo no estado têm impactado as pastagens de forma desigual. Enquanto algumas áreas apresentam boas condições devido às precipitações recentes, outras, especialmente na Fronteira Oeste, enfrentam dificuldades devido a períodos prolongados de estiagem e às altas temperaturas. Já na Serra Gaúcha, a luminosidade aliada ao calor tem favorecido o crescimento das pastagens.
No Paraná, os pastos seguem em bom estado vegetativo, atendendo às necessidades do gado de corte e leiteiro, tanto para animais de pequeno quanto de grande porte, conforme informações do Departamento de Economia Rural (DERAL), divulgadas na última terça-feira.
Nos demais estados da região Sul, assim como em São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais, há previsão de pancadas isoladas a partir da tarde. Já no Mato Grosso e no interior de Goiás, o dia será marcado por muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, com possibilidade de temporais, cenário semelhante ao de Rondônia, Pará e Tocantins.
No Maranhão, Piauí e Ceará, são esperadas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Enquanto isso, o sol predomina entre poucas nuvens no interior da Bahia, no centro e norte de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Fonte: Climatempo