Nova onda de calor se forma no Brasil

Altas temperaturas podem impactar nas lavouras de café e cana-de-açúcar

27/02/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

A frente fria que se formou já começa a se afastar para alto-mar nesta quinta-feira (27). No entanto, áreas de instabilidade ainda mantêm a chuva e a chance de temporais com raios no Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina. Nas demais áreas da região, há previsão de pancadas de chuva isoladas, assim como em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde as precipitações devem ocorrer principalmente à tarde devido ao calor e à umidade.

No Centro-Oeste, o tempo fica mais fechado, com chuva a qualquer hora em Mato Grosso, no interior de Goiás e em Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, a chuva pode vir na forma de temporal, impactando a colheita da soja e a semeadura do milho segunda safra, especialmente em Mato Grosso. O mesmo cenário é esperado para Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins.

Na costa norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece a ocorrência de chuva, com destaque para Maranhão, norte do Piauí, Ceará e Pará, que podem registrar temporais acompanhados por raios. Já no interior da Bahia e no centro-norte de Minas Gerais, o tempo segue firme, com sol entre poucas nuvens, beneficiando a colheita da soja e do feijão primeira safra.

Quanto às temperaturas, a quinta onda de calor começa a se formar no país a partir desta sexta-feira. Os próximos dias serão marcados por temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, ficando bem acima da média no Paraná, em São Paulo, no leste de Mato Grosso do Sul e no Triângulo Mineiro.

Fonte: Climatempo


Últimas Notícias