A assistência técnica do Senar tem impulsionado a produção de banana em Araguatins, trazendo melhorias significativas para produtores rurais da região. Um exemplo desse impacto é a propriedade de José Conceição de Oliveira, localizada no PA Rancho Alegre, que passou por uma grande transformação com o suporte da Assistência Técnica e Gerencial.
Segundo o técnico de campo Murilo Camargo, antes da assistência, a produção enfrentava desafios que comprometiam seu desempenho. Com quatro hectares cultivados com as variedades prata, murici e terra, a propriedade sofria com o excesso de água em uma das áreas do bananal, causado pelo transbordamento do reservatório no período chuvoso.
"Para solucionar essa questão, nós desenvolvemos um sistema de drenagem para escoar o excesso de água, reduzindo a saturação do solo. Essa medida proporcionou condições favoráveis para o desenvolvimento da cultura e garantiu maior produtividade e colheitas mais regulares", explicou Murilo.
Além da redução, a adoção de práticas ajudou a minimizar os riscos de previsões e doenças. A limpeza periódica das plantas e ajustes no sistema de segurança garantiram um melhor controle do trabalho e otimização do uso da água.
Os resultados dessas mudanças ultrapassaram os limites da propriedade. O produtor José Conceição se tornou referência na fruticultura da região, incentivando outros agricultores a adotarem técnicas semelhantes. ““Hoje, minha propriedade é reconhecida na área. Graças ao suporte técnico, consegui aumentar minha renda em 40%, trocar de carro e ainda adquirir uma caminhonete para facilitar a comercialização dos meus produtos.”, destacou o produtor.
Informações: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil