Onda de calor se forma no RS e eleva as temperaturas no estado

Condição deve atuar até 27 de fevereiro

22/02/2025 às 12:04 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Neste sábado (22), a formação de uma frente fria em alto-mar, entre o Paraná e o sul de São Paulo, vai aumentar a umidade nessas regiões. Destaque para a faixa leste, onde há possibilidade de chuvas isoladas, com intensidade moderada. Também são previstas chuvas isoladas entre o noroeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná, mas sem comprometer as atividades no campo. Grande parte do Rio Grande do Sul terá um dia de tempo firme.

Nas áreas do Brasil Central, o tempo continuará firme e ensolarado, abrangendo o Rio de Janeiro, Minas Gerais, boa parte do Espírito Santo, Goiás e interior da Bahia, favorecendo a colheita da soja e o plantio do algodão.

No entanto, essa condição de tempo mais seco e as temperaturas elevadas, devido à influência da onda de calor, podem causar estresse térmico e hídrico nas lavouras, especialmente na metade norte da Bahia, onde o solo apresenta baixos índices de umidade, dificultando o desenvolvimento da soja e do feijão da primeira safra.

Na costa norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve manter as condições para pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, desde o Ceará até o Pará, e também no Amapá.

Atenção, produtores gaúchos! Uma nova onda de calor deve se formar no Brasil, com início neste sábado e previsão de término na próxima quinta-feira. Esta será a quarta onda de calor no Brasil e a terceira a atingir o Rio Grande do Sul, condição que pode prejudicar as culturas locais.

Fonte: Climatempo


Últimas Notícias