Colheita da soja deve avançar em áreas do Brasil Central nesta sexta

Onda de calor mantém as temperaturas elevadas no Brasil

21/02/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta sexta-feira (20), a formação de uma frente fria em alto-mar, entre o Paraná e o sul de São Paulo, impulsionará a umidade nesses dois estados. O destaque fica para a faixa leste, onde há previsão de chuva isolada, podendo ocorrer com intensidade moderada. Também há possibilidade de chuva isolada no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná, porém, sem impacto significativo nas atividades no campo. Já grande parte do estado gaúcho seguirá com tempo firme.

No Brasil Central, o tempo deve permanecer estável e ensolarado, favorecendo a colheita da soja e o plantio do algodão em áreas como Rio de Janeiro, Minas Gerais, boa parte do Espírito Santo, Goiás e interior da Bahia.

No entanto, a persistência do tempo seco e das temperaturas elevadas, devido à influência da onda de calor, pode causar estresse térmico e hídrico nas lavouras, especialmente na metade norte da Bahia. Nessa região, os baixos índices de umidade no solo têm dificultado o desenvolvimento da soja e do feijão da primeira safra.

É importante ficar atento também à situação em Minas Gerais, onde a ausência de chuvas deve continuar, mantendo o padrão de tempo seco e altas temperaturas. Esse cenário também se estende ao interior do Nordeste e ao oeste de Mato Grosso do Sul, o que pode resultar em pastagens mais secas e na redução de nutrientes.

Fonte: Climatempo


Últimas Notícias