Se os argentinos contaram que 2025 seria um bom ano para exportar cebolas ao Brasil, assim como no o passado, o cenário atual contrapõe essas expectativas. Colaboradores do Hortifrúti/Cepea relaram que houve incrementos de área nas regiões produtoras da Argentina, principalmente no sul do país, que é a principal região que exporta suas cebolas para o Brasil.
O desenvolvimento dos bulbos também está ótimo, em decorrência do clima favorável ao desenvolvimento no país vizinho, o que deve resultar em uma safra bastante volumosa aos hermanos.
No entanto, o Sul brasileiro também tem lidado com as questões da elevada oferta nacional, que tem inclusive refletido em preços bastante baixos de comercialização – descapitalizando uma alta parcela de produtores.
Segundo o Comex Stat, em 2024 foram exportadas 257 mil toneladas de cebola da Argentina ao Brasil em decorrência da queda de safra do Sul, em que tivemos uma brusca queda produtiva. Agora, como a oferta nacional está abundante, esse volume deve se reduzir bruscamente.
Fonte: Cepea/hortifruti