Nesta quinta-feira (6), a formação de um Ciclone Extratropical na costa do Rio Grande do Sul dará origem a uma nova frente fria. A Região Sul e o Mato Grosso do Sul terão pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de trovoadas e, localmente, de precipitação intensa. Não se descartam temporais isolados.
Em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e em Goiás, haverá pancadas de chuva isoladas devido à combinação de calor e umidade, mas sem impactos significativos na colheita da soja e do feijão da primeira safra. Já no Mato Grosso, especialmente na metade oeste do estado, o tempo ficará mais nublado, com possibilidade de temporais à tarde, cenário semelhante ao de Rondônia e Amazonas.
Na faixa Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve manter as instabilidades desde o Rio Grande do Norte até o Amapá e o norte do Pará. No interior da Bahia, no sul do Piauí e no Tocantins, a circulação de ventos em altos níveis da atmosfera, associada à formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), favorece o tempo mais firme, beneficiando os tratos culturais e o avanço do plantio do algodão na Bahia.
Fonte: Climatempo