Solo saturado aumenta risco de transtornos em São Paulo

Capital paulista acumula mais de 200 milímetros em 72 horas

04/02/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

A terça-feira (4) começa com a desconfiguração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que trouxe muita chuva para o estado de São Paulo. Apesar disso, a umidade ainda se concentra no Sudeste, mantendo o tempo nublado e com chuva ao longo do dia, que pode ocorrer a qualquer momento e até com forte intensidade.

Vale ressaltar que o solo em todas as regiões paulistas já está muito encharcado, com mais de 200 milímetros acumulados nas últimas 72 horas apenas na capital. Esse volume expressivo de água, em um solo já bastante saturado, aumenta o risco de novos transtornos.

A chuva também deve atingir áreas do sul de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e centro-sul do Pará, o que pode dificultar o avanço dos trabalhos no campo e elevar o risco de impactos. Entre Santa Catarina e Paraná, há previsão de pancadas isoladas devido à circulação de ventos em níveis mais altos da atmosfera, mas que podem ocorrer com forte intensidade. Já na faixa norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue estimulando a formação de nuvens de chuva desde o Ceará até o norte do Pará e também sobre o Amapá.

Na Bahia, as pancadas de chuva devem ser mais isoladas, favorecendo os manejos agrícolas, enquanto o centro e norte de Minas Gerais terão tempo mais firme, assim como a metade sul do Rio Grande do Sul.

Além disso, atenção para a atuação de uma nova onda de calor no Sul do país e em Mato Grosso do Sul, que deve persistir até o dia 7 de fevereiro. Nessas regiões, as temperaturas podem ultrapassar os 35ºC ao longo da semana.

Fonte: Climatempo


Últimas Notícias