Chuvas em pontos isolados do RS devem ocorrer nos próximos dias

Para a próxima semana é previsto chuvas em volumes moderado

31/01/2025 às 12:04 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A previsão para os próximos dias indica mudanças no tempo sobre o Rio Grande do Sul, com a possibilidade de chuva em pontos isolados do estado. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 5/2025, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Na sexta-feira (31/01), um cavado, área alongada de baixa pressão, se desenvolverá e se intensificará entre o Paraguai e na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, criando condições mais instáveis que são necessárias para a ocorrência de precipitação. Neste caso, a intensidade da precipitação estará variando de fraca a moderada sobre as regiões Norte e Campos de Cima da Serra. Nas demais áreas, o tempo deverá permanecer estável com temperaturas amenas no decorrer do dia, apesar do aumento da nebulosidade.

Para o sábado (01/02) e domingo (02/02), a mesma configuração atmosférica dos dias anteriores manterá condições para a ocorrência de precipitação com intensidade variando de fraca a moderada em parte da Região dos Campos de Cima da Serra. No entanto, haverá uma mudança em relação às temperaturas. Dessa forma, espera-se uma elevação gradativa a partir da tarde de sábado, o que poderá diminuir a nebulosidade e tornar o tempo mais seco.

Já na segunda e terça-feira, haverá condições para a ocorrência de precipitação com intensidade variando de fraca a moderada sobre as regiões Norte e Campos de Cima da Serra, em função da umidade transportada pelo anticiclone que estará situado no oceano. Paralelamente, uma área de baixa pressão se formará entre o interior da Argentina e o Rio da Prata e intensificará um cavado pré-frontal que vai canalizar umidade da Amazônia em direção à área em questão. Por outro lado, sobre o estado o tempo será pouco instável, permanecendo seco e com temperaturas em elevação nos respectivos dias.

Na quarta-feira, uma frente fria se formará no Uruguai e, posteriormente, se deslocará sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuvas com intensidade variando de fraca a moderada, principalmente nas regiões Sul, Campanha e Campos de Cima da Serra. Nas demais regiões, a tendência é que as chuvas ocorram com intensidade fraca.

O prognóstico para a próxima semana aponta para a possibilidade de chuvas em volumes moderados, principalmente nas regiões Norte, Campos de Cima da Serra e Serra Gaúcha, onde esperam-se volumes entre 10 e 50mm, e ao longo da faixa litorânea entre Mostardas e a Região Metropolitana, onde os volumes esperados alcançarão 100mm.

Na região Sul, os volumes previstos estarão compreendidos entre 10 e 20mm. Nas regiões Central, Metropolitana, Região dos Vales, Noroeste, Planalto e parte da Fronteira Oeste, são esperados volumes entre 1 e 5mm. Em partes da Região da Fronteira Oeste e Missões, não há previsão de precipitação.


Informações: Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul 


Últimas Notícias