As projeções para a safra de grãos em Minas Gerais para 2025 indicam um crescimento de 6,5% comparado a 2024.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra mineira de grãos 2023/2024 alcançou uma produção de 16,1 milhões de toneladas, distribuídas em uma área de 4,3 milhões de hectares, com uma produtividade de 3.773 kg/ha. Para 2025, espera-se que a produção atinja 17,1 milhões de toneladas, com uma produtividade de 4.019 kg/ha. A soja, por sua vez, deverá alcançar 8,6 milhões de toneladas, cultivada em uma área de 2,3 milhões de hectares.
Soja, feijão, arroz, milho, trigo e outros grãos fazem parte das culturas que estão sendo semeadas ou estão em fase de maturação no começo deste ano. A safra normalmente acontece entre outubro e março, podendo incluir plantios subsequentes dependendo das condições climáticas, com o uso de irrigação em caso de escassez de chuvas.
Feliciano Nogueira, superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, destaca que a produtividade da safra de 2025 pode ser afetada por diversos fatores ao longo do ciclo. “É fundamental entender que a previsão pode mudar devido a aspectos como as condições climáticas, investimentos em inovação e tecnologia, expansão das áreas cultivadas e as flutuações nos preços das commodities no mercado internacional. Esses fatores podem tanto aumentar a produção quanto reduzir os números de um ano para o outro.”
O foco na produtividade é também a meta de Josiani Moraes da Silva, proprietária da Fazenda Santa Cruz, localizada em Paraguaçu, no Sul de Minas. A produtora, que cultiva soja, milho e café, implementa diversas estratégias para aprimorar o rendimento de suas lavouras. “Fazemos rotação de culturas para preservar o solo. Nosso cultivo de milho atual tem o objetivo de criar palhada, o que enriquece o solo e prepara a terra para uma safra de soja mais produtiva.”
Como estão as lavouras de grãos em Minas?
A transição da primavera para o verão é o período mais favorável para o plantio de grãos no estado. Neste momento, as culturas estão nas fases finais de plantio ou em desenvolvimento. Confira a situação de algumas delas:
Arroz
As lavouras já estão 100% semeadas, e em áreas com irrigação por pivô central, pode haver replantio após a colheita da soja precoce.
Feijão
A primeira safra já foi semeada, apesar dos riscos maiores, pois sua maturação e colheita coincidem com a estação de chuvas. No Noroeste, principal região produtora do estado, muitas lavouras estão na fase de enchimento de grãos.
Milho
O plantio da primeira safra foi concluído, e as lavouras estão em sua maioria em estágio vegetativo. As semeadas mais cedo já entraram na fase reprodutiva, com colheita prevista entre fevereiro e abril.
Soja
O plantio foi finalizado na primeira semana de dezembro, com colheita prevista entre fevereiro e abril.
Algodão
O plantio da primeira safra foi finalizado, e agora se aguarda a colheita da soja para iniciar o plantio da segunda safra, em sistema irrigado.
Informações e imagem: Agricultura MG