Nesta terça-feira (28), a frente fria que estava atuante já começa a se afastar em direção ao alto-mar. No entanto, a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera vai favorecer um dia com mais nuvens e pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer momento entre São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e Goiás. Nessas regiões, não se descartam temporais, o que pode atrapalhar momentaneamente as colheitas.
No Mato Grosso, há previsão de chuva com trovoadas, especialmente a partir da tarde, mas que não deve prejudicar significativamente a colheita da soja. Já na região Sul, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, associada à circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera, favorece pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, desde a metade norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, passando também pelo sul e oeste do Mato Grosso do Sul.
Alerta para temporais entre o nordeste e a Serra Gaúcha, centro-leste de Santa Catarina e sudeste do Paraná. Por outro lado, na metade sul do Rio Grande do Sul, o tempo segue firme, com predomínio de sol.
No Matopiba, há previsão de pancadas de chuva com trovoadas, principalmente no decorrer da tarde. Não se descarta a possibilidade de temporais mais localizados no sudoeste do Maranhão e na faixa central do Pará. Já na área que vai do Amapá até o norte do Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve favorecer chuvas que podem ocorrer como temporais localizados em alguns períodos do dia.
Fonte: Climatempo