Nesta sexta-feira (24), áreas de instabilidade avançam do interior do continente e, combinadas com a circulação de ventos em níveis mais altos da atmosfera, favorecem pancadas de chuva nos três estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul.
Nessas áreas, a chuva pode ocorrer a qualquer momento, com intensidade variando de moderada a forte. Há possibilidade de temporais, especialmente na Região Sul, com destaque para a metade sul e a faixa leste do Rio Grande do Sul, onde os volumes podem ser expressivos, dificultando as atividades no campo. Ao final do dia, uma nova frente fria se aproxima do território gaúcho.
Entre São Paulo, o centro-sul e oeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, o calor combinado com a umidade favorecerá a formação de pancadas de chuva, que podem ser mais intensas e acompanhadas de raios, especialmente no período da tarde. Atenção para a ocorrência de temporais no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro.
Na faixa norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue influenciando as condições de chuva, com pancadas moderadas e acompanhadas de raios, especialmente entre o Ceará, o Pará e o Amapá, contribuindo para o desenvolvimento da soja.
Fonte: Climatempo