Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a colheita no Rio Grande Do Sul teve as lavouras semeadas mais cedo que predomina a fase reprodutiva em todas as regiões. Nas áreas da Fronteira Oeste, as temperaturas foram elevadas, com umidade relativa baixa, e em condições de restrição hídrica nas lavouras. Em SC, as lavouras encontram-se em diversos estádios fenológicos e em boas condições.
Apesar do baixo volume de precipitação, o aporte de água para irrigação está dentro na normalidade. No TO, os tratos culturais estão sendo realizados a depender da fase da cultura e as condições climáticas favorecem o bom desenvolvimento das lavouras. No MA, a colheita do irrigado está avançando, próximo da finalização.
Nas áreas de sequeiro, o plantio ocorre em todas as regiões. Em GO, as operações de semeadura e colheita encontram-se paralisadas em diversas regiões devido às intensas chuvas e há lavouras que apresentam sintomas de brusone. Já em pivôs localizados no sudoeste do estado, as lavouras estão em final de maturação. Em MT, o plantio foi concluído e as lavouras apresentam bom desenvolvimento vegetativo. No PR, as lavouras estão em diversos estágios, principalmente em desenvolvimento vegetativo e floração, inclusive com colheita em algumas áreas.
Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento - Conab