Semana começa com retorno da chuva ao Nordeste

Precipitação pode recuperar índices de água no solo

06/01/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Ao longo dos próximos dias, a frente fria vai seguir avançando pela costa do Sudeste, mantendo a umidade até a Amazônia. Os acumulados vão variar de 30 a 50 milímetros entre os estados do Sudeste, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas. No Espírito Santo e na faixa central de Minas Gerais, os volumes podem superar os 70 milímetros.

Um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se configurando e deve atuar até a próxima quinta-feira, com um posicionamento mais ao norte, influenciando principalmente áreas do norte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Nos estados da região Sul, os próximos dias serão de tempo mais firme, o que vai favorecer os tratos culturais. Há previsão de chuva somente pela faixa leste entre os três estados e, ainda assim, de forma muito irregular.

Até o dia 14 de janeiro, a chuva deve seguir concentrada sobre o centro e norte do Brasil, onde os acumulados podem superar os 80 milímetros no Espírito Santo, centro e norte de Minas Gerais e Goiás, assim como no Mato Grosso e Tocantins, podendo paralisar os trabalhos no campo e dificultar a colheita da soja, que já teve início em algumas áreas do estado mato-grossense.

No Nordeste, a chuva vai se espalhar por toda a região, onde estão previstos volumes expressivos, que podem superar os 80 milímetros. Essa água vai ajudar na recuperação da umidade do solo.

Fonte: Climatempo


Últimas Notícias