A frente fria que se formou segue avançando pela costa do Sudeste, organizando o fluxo de umidade no Brasil neste sábado (4). A previsão indica um céu mais nublado e chance de chuva a qualquer momento nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com possibilidade de precipitações de forte intensidade e risco de temporais. No centro e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, a chuva pode vir acompanhada de trovoadas.
No Matopiba, estão previstas pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria, podendo ocorrer temporais, especialmente entre o Maranhão e o Pará.
Por outro lado, na região Sul, o tempo firme deve predominar, com expectativa de chuva isolada apenas na faixa leste dos três estados, o que favorece as atividades de colheita. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no interior do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Já os ventos de quadrante sul, associados ao ar frio na retaguarda da frente fria, contribuirão para amanheceres com temperaturas mais amenas no Rio Grande do Sul. Apesar disso, não há risco de formação de geada nas principais áreas produtoras. Essa é uma boa notícia para a região, que enfrentou dias com temperaturas superiores a 35°C.
Fonte: Climatempo