A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se desconfigurar nesta segunda-feira (30). Ainda assim, há previsão de volumes de chuva entre 30 e 50 milímetros em partes do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com destaque para o Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Nessa última região, os acumulados podem superar 100 milímetros, o que pode impactar negativamente os trabalhos no campo.
Nos estados da Região Sul e na metade sul de Mato Grosso do Sul, os próximos dias serão de tempo firme, com predomínio de sol, favorecendo as atividades no campo e o manejo agrícola.
Primeira Semana de Janeiro
Uma nova frente fria avançará pela Região Sul, trazendo chuva para os três estados com acumulados previstos de até 30 milímetros.
No Brasil Central, a circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera continuará favorecendo pancadas de chuva. Por volta do dia 4 de janeiro, um novo corredor de umidade deverá se organizar, mantendo as instabilidades entre as regiões Norte e Sudeste, com volumes que podem alcançar 50 milímetros.
Nas áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, os acumulados podem superar os 80 milímetros.
No Matopiba, a chuva ganhará intensidade, com previsão de até 40 milímetros, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da soja e do milho da primeira safra.
Fonte: Climatempo