A expectativa é que nos próximos dias essa chuva continue atuando, com volumes entre 30 e 40 milímetros nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, favorecendo o desenvolvimento da soja e do milho primeira safra. No Sul, os volumes ficarão entre 20 e 40 milímetros nos três estados da região, com condição para temporais localizados.
De 19 a 24 de dezembro, uma nova frente fria deve se formar por volta dos dias 21 e 22 e avançar pela região Sul em direção ao Sudeste, organizando o transporte de umidade da Amazônia. Com isso, os acumulados previstos vão avançar de 30 a 50 milímetros entre o Paraná e Minas Gerais, passando pelos estados do Centro-Oeste e também na região Norte. Em áreas do Oeste, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e no Espírito Santo, acumulados podem superar os 80 milímetros, podendo paralisar momentaneamente os trabalhos no campo.
No Oeste da Bahia e centro-sul dos estados do Maranhão e do Piauí, acumulados que podem alcançar os 50 milímetros contribuirão para o desenvolvimento da soja.
No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a chuva acontece com menor intensidade, onde estão previstos até 20 milímetros, favorecendo o avanço dos trabalhos no campo e os tratos culturais.
Fonte: Climatempo