Temperatura vai disparar antes do novo episódio de chuva e temporais

Temperatura vai subir muito nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul no dia que precede mais um evento de chuva e temporais

05/12/2024 às 10:17 atualizado por Laura Diaz - SBA | Siga-nos no Google News
:

Depois de dois dias agradáveis na maior parte do estado, a temperatura no Rio Grande do Sul vai disparar nesta quinta-feira com o ingresso de ar mais quente no território gaúcho na véspera de um novo episódio de chuva e temporais que afetará os estados do Sul do Brasil.

A quinta-feira começará ainda amena na maioria dos municípios gaúchos e até com um pouco frio nos Campos de Cima da Serra, onde na área de São José dos Ausentes a temperatura pode cair abaixo de 10ºC.

No decorrer do dia, entretanto, com a chegada do ar quente, a temperatura vai subir acentuadamente e a tarde será muito mais quente que hoje e ontem com calor na maior parte do estado.

A temperatura nesta quinta-feira pode atingir de 33ºC a 34ºC na área de Porto Alegre. Na Grande Porto Alegre, nos vales e no Noroeste haverá localidades em que as máximas devem ficar ao redor e acima dos 35ºC durante a tarde.

O sol aparece com nuvens esparsas no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e o tempo firme predomina em quase todo o estado gaúcho, mas na Metade Norte, pelo acentuado aquecimento, não se afasta chuva isoladíssima de verão em pouquíssimos pontos.

A instabilidade chega para valer na sexta-feira. Assim como já alertado pela MetSul, um novo episódio de intensa instabilidade vai afetar os estados do Sul do Brasil entre o final desta semana e o começo da próxima com alto risco de chuva forte e de temporais isolados.

O episódio dos próximos dias terá características distintas tanto na natureza dos fenômenos como na abrangência da área afetada pela chuva e os temporais na comparação com a onda de tempestades do começo desta semana. Desta vez, além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná serão bastante afetados.

Na sexta-feira, uma área de baixa pressão atuará no Rio Grande do Sul, o que instabilizará o tempo. No sábado, forte massa de ar frio avança pelo Argentina e Uruguai, começando a ingressar no Rio Grande do Sul. O ar frio ativará frente fria com chuva forte e temporais principalmente na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná.
 

Neste episódio, que atingirá a maioria das regiões gaúchas na sexta e no sábado locais mais ao Norte do estado, é alto o risco de chuva forte localizada. O maior risco de chuva forte será no Noroeste e no Norte gaúcho, onde em alguns pontos pode chover de 100 mm a 200 mm.

É alta a probabilidade que ocorram alguns temporais isolados que podem trazer queda isolada de granizo e rajadas de vento localmente fortes a intensas. No entanto, é fundamental esclarecer que no caso do Rio Grande do Sul o cenário é muito diferente do último domingo, quando uma linha de instabilidade cruzou o estado inteiro.

Por isso, os temporais atingiram no domingo, como se previa, um grande número de cidades com muito alto número de pessoas sem energia elétrica. Agora, os temporais tendem a ser mais isolados e pontuais, afetando um número menor de cidades.

Imagens e informações: METEOROLOGIA - METSUL


Últimas Notícias