As oportunidades de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e mundial, os investimentos em curso nos setores de celulose, bioenergia, proteína animal, logística e sustentabilidade foram apresentados pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) no 30º Encontro Jovens da Agropecuária, realizado sábado (30), em comemoração aos 10 anos da Comissão Famasul Jovem.
O evento destacou o protagonismo da juventude no agronegócio, promovendo debates sobre liderança, comunicação digital e oportunidades no setor, além de oferecer uma Feira de Oportunidades para conexão com o mercado de trabalho. Em sua palestra, o titular da Semadesc apresentou um diagnóstico das potencialidades e desafios que Mato Grosso do Sul enfrenta. Destacou o crescimento expressivo do Estado, especialmente no agronegócio, que viu seu PIB expandir 32% em 2023, o maior índice entre os estados brasileiros.
Para Luciana Kliemann, sucessora rural e arquiteta, o evento superou as expectativas. “Achei o evento super completo, fiquei surpresa com a qualidade das palestras. Engajou as pessoas não só em busca de propósito e vagas de emprego, mas também de fonte da verdade, de saber o que está acontecendo na sociedade agropecuária como um todo. Eu adorei e achei que o network foi a cereja do bolo”.
Texto de Marcelo Armôa, Semadesc, com informações da Famasul
Foto por Mairinco de Pauda, Semadesc