Os primeiros dias de dezembro serão marcados pelo avanço de uma nova frente fria. O sistema partirá do Sul em direção ao Sudeste, espalhando chuva com risco de temporais pelos estados sulistas. Até o dia 4 de dezembro, os acumulados devem variar entre 30 e 50 milímetros, abrangendo áreas desde o Rio Grande do Sul até o centro-sul de Minas Gerais, além do Mato Grosso do Sul.
Já entre Goiás, Mato Grosso, Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins, os volumes previstos ficam entre 20 e 40 milímetros, enquanto no oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, os acumulados podem chegar a até 25 milímetros. Essas chuvas serão fundamentais para o desenvolvimento das culturas de verão e para a recuperação hídrica dos pastos.
Entre os dias 5 e 10 de dezembro, outra frente fria deve avançar pela região Sul, alcançando a costa do Sudeste. Nesse período, os volumes de chuva podem atingir até 50 milímetros em áreas que vão do centro-norte do Rio Grande do Sul ao centro-sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Na região Sul, os acumulados poderão superar 70 milímetros, contribuindo para o aumento da umidade no solo, embora possam momentaneamente interromper as atividades agrícolas.
Fonte: Climatempo