Após o discurso polêmico do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, de que não compraria mais carne do Mercosul com a justificativa era de que os países do bloco não cumpriam os requisitos sanitários e ambientais necessários, vários frigoríficos brasileiros, como o JBS e Marfrig, deixaram de vender carne para as empresas do grupo no Brasil, já causando desabastecimento em algumas unidades. A rede engloba lojas como o Atacadão e o Sam's Club.
Em meio a esta crise, o Carrefour Brasil também divulgou declaração lamentando a situação, e afirmou que a suspensão deve impactar diretamente os clientes brasileiros, mas negou desabastecimento das lojas por enquanto.
O Ministério da Agricultura recebeu hoje (26/11) uma carta de retratação, assinada pelo CEO da França, esclarecendo a decisão, mas não voltando atrás da importação de carne do Mercosul. Veja a carta na íntegra, conforme publicado pela Folha de São Paulo:
"Nossa declaração de apoio à comunidade agrícola francesa na última quarta-feira sobre o tema do acordo de livre comércio com o Mercosul deu origem a discordâncias no Brasil que é nossa responsabilidade resolver.
Jamais colocaríamos a agricultura francesa contra a agricultura brasileira, pois nossos dois países compartilham o amor pela terra, sua cultura e a boa comida.
Na França, o Carrefour é o principal parceiro da agricultura francesa. Compramos quase toda a nossa carne francesa na França e continuaremos a fazê-lo. A decisão do Carrefour França não tem a intenção de mudar as regras de um mercado francês que já está amplamente estruturado em torno de cadeias de suprimento locais. Ela garante legitimamente aos agricultores franceses, que estão em meio a uma grave crise, que nosso apoio e nossas compras locais continuarão.
Do outro lado do Atlântico, compramos quase toda a nossa carne brasileira no Brasil, e continuaremos comprando. Esses são os mesmos valores de enraizamento e parceria que inspiraram nosso relacionamento com a comunidade agrícola brasileira por 50 anos, cujo profissionalismo e apego à terra e ao gado conhecemos e avaliamos todos os dias.
Lamentamos que nossa comunicação tenha sido percebida como um questionamento e uma crítica à nossa parceria com a agricultura brasileira.
Temos orgulho de ser o principal parceiro e promotor histórico da agricultura brasileira. Conhecemos melhor do que ninguém os padrões que a carne brasileira atende, sua alta qualidade e seu sabor. Continuaremos a promover os setores agrícolas brasileiros, como temos feito no Brasil há quase 50 anos. Por meio de nosso desenvolvimento, estamos contribuindo para o desenvolvimento dos produtores agrícolas brasileiros, de uma forma que sempre foi baseada em uma parceria construtiva.
O Grupo Carrefour está comprometido em trabalhar, tanto na França quanto no Brasil, por uma agricultura razoável e próspera, seguindo o curso de sua raison d'être, a transição alimentar para todos."
Com informações da Folha de São Paulo