Nesta terça-feira (19), a previsão indica tempo nublado e chuva na região Sul do país. Há possibilidade de chuvas de forte intensidade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e no sul e oeste do Paraná. Não se descartam tempestades isoladas, que podem paralisar momentaneamente os trabalhos no campo. No oeste gaúcho, atenção redobrada, pois há alerta para volumes de chuva mais expressivos, representando risco significativo.
Em Minas Gerais e Goiás, estão previstas pancadas isoladas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, especialmente no estado goiano. Já no Mato Grosso do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas, o tempo deve permanecer nublado, com possibilidade de chuvas a qualquer hora e até risco de tempestades.
No Matopiba e no Pará, a chuva deve ocorrer de forma isolada. Já no interior do Nordeste, entre Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, a umidade relativa do ar poderá cair abaixo de 30%.
Na última semana de novembro, espera-se enfraquecimento das chuvas no Centro-Sul do Brasil, com acumulados de até 20 milímetros em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, além da metade norte do Rio Grande do Sul. Essa condição deve favorecer os trabalhos de colheita. Por outro lado, na metade sul gaúcha, os acumulados podem chegar a 40 milímetros.
No Centro-Norte do Brasil, a chuva será mais intensa, com volumes de até 50 milímetros previstos para Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. Entre o centro-norte de Goiás e o centro-sul do Tocantins, os volumes podem ultrapassar 80 milímetros.
Fonte: Climatempo