Uma nova frente fria se formou no Sul do país, espalhando chuva pelo Rio Grande do Sul. Por enquanto, o sistema ainda não avançou, o que mantém o tempo firme em Santa Catarina e no Paraná, favorecendo os trabalhos de semeadura nessas regiões nesta segunda-feira (18).
No Brasil Central, a chuva continua, com destaque para Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas, que devem registrar volumes mais intensos. Já no interior do Nordeste, o tempo deve permanecer muito seco e quente, agravando ainda mais a baixa umidade do ar.
Quanto às temperaturas, o calor intenso persiste em Mato Grosso do Sul, com máximas de até 36°C em regiões como Dourados e Campo Grande. Nas demais áreas do país, o calor não deve ultrapassar os 32°C.
E a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) divulgou uma nova atualização, que aponta aproximadamente 57% de chance de configuração do fenômeno La Niña entre novembro e dezembro, com atuação durante o verão de 2025. A previsão sugere o retorno à neutralidade climática, com 52% de probabilidade já no trimestre de fevereiro, março e abril, estendendo-se ao longo do outono de 2025. Ou seja, as projeções atuais indicam um La Niña de fraca intensidade.
Fonte: Climatempo
Imagem: Freepik