Operação Pantanal: ações continuam voltadas para o monitoramento dos focos de incêndios

As precipitações contribuem positivamente para a diminuição das ações de combate

13/11/2024 às 10:10 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Operação Pantanal 2024 segue com monitoramentos dos focos de incendios pelas equipes de bombeiros. 

Regiões em monitoramento:

Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN): Alguns focos de calor que vinham sendo monitorados desde o dia 11/11 (segunda-feira), em regiões onde já houve combate, continuam sendo acompanhados de maneira efetiva, através de comunicação constante com moradores da região, seguindo a afirmação de que não há nenhum tipo de reeguinição de incêndio na localidade.

A equipe de geomonitoramento da Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) segue
acompanhando e mantendo contato constante.

Região de Paiaguás: A região do Paiaguás permanece sob vigilância da Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) nesta terça-feira (12/11), especialmente na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santa Cecília II e nas proximidades do rio Taquari. 

Houve precipitações em algumas regiões do paiaguás, com diminuição dos focos de calor antes aparentes em mapas satelitais, mesmo assim são mantidas equipes em prontidão fazendo monitoramento constante da área e preparadas para uma possível resposta, caso seja necessário.

Serra do Amolar: Com as precipitações ocorridas nesta data na região, os focos de calor registrados na segunda-feira (11/11), foram reduzidos. O monitoramento na região continua sendo feito por uma guarnição composta por militares do CBMMS, que permanecem de prontidão na Base Avançada do Amolar e Redário. Mesmo assim, esses focos estão sendo investigados, e as equipes estão se
preparando para uma possível atuação, caso seja necessário.
 
TEMPO

Na região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul, vem ocorrendo precipitações que contribuem positivamente para a diminuição das ações de combate. As chuvas também acarretaram o aumento da umidade relativa do ar e na diminuição das temperaturas, favorecendo o trabalho das guarnições empenhadas. 

Nesse cenário, as equipes continuam monitorando as áreas onde se concentram as bases avançadas. As temperaturas nas microrregiões do Pantanal permanecem constantes, com mínima de 24º e máxima de 33º C. O vento manteve-se soprando predominantemente sul, com ventos de 13 km/h.

A umidade relativa do ar registrou percentual mínimo de 30% e máximo de 90% na região de Corumbá/MS. Houve registros de precipitações no bioma pantaneiro e em outras regiões do Estado.
 

Informações: Boletim Díário Operação Pantanal 


Últimas Notícias