A Operação Pantanal 2024 segue com monitoramentos dos focos de incendios pelas equipes de bombeiros.
Regiões em monitamentos:
Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN): No domingo (10/11) dois focos de calor foram identificados e monitorados. Houve precipitação na região ao longo da última semana, o que contribui para amenizar os focos de incêndio. A equipe de geomonitoramento da Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) segue acompanhando e mantendo contato constantemente.
Região de Paiaguás: A região do Paiaguás permanece sob vigilância da Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), especialmente na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santa Cecília II, nas proximidades do rio Taquari por meio das bases avançadas São sebastião Grande e Cristal. Além disso, a região da Nhecolândia também está sendo monitorada,e não apresenta focos de calor.
Serra do Amolar: Não foram identificados focos de calor, nesse domingo (10/11), nessa região do Paraguai-mirim, porém o monitoramento na região continua sendo feito por uma guarnição composta por militares do CBM/MS, que permanecem de prontidão na Base Avançada do Amolar e Redário. Houve precipitação nesta região, o que contribui para a extinção dos focos de calor.
TEMPO
As chuvas acarretaram no aumento da umidade relativa do ar e na diminuição das temperaturas, favorecendo o trabalho das guarnições empenhadas. As temperaturas nas microrregiões do Pantanal permanecem constantes, com mínima de 21º e máxima de 38º C. O vento estava soprando predominantemente norte , com rajadas de 27 km/h. A umidade relativa do ar registrou percentual mínimo de 20% e máximo de 80% na região de Corumbá/MS.
Informações: Boletim Operação Pantanal