Os focos de incêndios florestais nas regiões do Pantanal sul-mato-grossense foram totalmente controlados por meio do trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de MS, e outras instituições envolvidas, com o auxílio das chuvas que ocorrem no Estado desde o fim da semana passada.
O monitoramento continuará nas regiões críticas, principalmente próximo ao Parque Estadual Pantanal do Rio Negro (PEPRN), Serra do Amolar, Passo do Lontra e Paiaguás, para evitar novos focos de incêndio e garantir a proteção do bioma e da população local.
Regiões em monitoramento:
Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN): No sábado (2/11), três guarnições estavam no local, para manter o monitoramento, trabalhando em duas frentes. Além disso, a equipe de geomonitoramento da Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) segue acompanhando e mantendo contato e vigilância constante sobre a região. No domingo (3/11), houve a reignição de um foco, que já foi extinto.
Região de Paiaguás: A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santa Cecília II, próximo ao Rio Taquari, além das regiões da Nhecolândia, continua a ser monitoradas pelo SCI. Os locais seguem sem nenhum ponto de calor identificado.
Serra do Amolar: Na A região do Paraguai-mirim continua sendo monitorada por uma equipe, que permanece de prontidão na Base Avançada do Amolar. A região também seguem sem focos de incêndio.
Informações: Boletim Díário Operação Pantanal 2024
Imagem: Agência MS de notícias