A frente fria que atua no Rio Grande do Sul está se afastando gradualmente para o oceano, mas ainda deve provocar chuvas no estado gaúcho e em Santa Catarina nesta terça-feira (5). Entre o Paraná e as regiões Sudeste e Centro-Oeste, a circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera favorecerá pancadas de chuva ao longo do dia, especialmente em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Nessas áreas, o dia será mais nublado, com possibilidade de chuva a qualquer momento, podendo variar de moderada a forte intensidade.
No centro-sul do Pará, Tocantins e centro-sul da Bahia, a previsão é de chuva, principalmente a partir da tarde. Já no interior do Nordeste, o tempo permanecerá seco e quente, com baixa umidade relativa do ar durante as horas de maior aquecimento.
Ao longo da semana, a previsão indica tempo instável, com chuvas sobre o Brasil Central. As pancadas de chuva devem se concentrar entre o Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, centro-norte e leste do Mato Grosso do Sul, centro-sul do Pará, Rondônia e Amazonas. Nessas regiões, os acumulados de chuva poderão variar entre 30 e 50 milímetros, com destaque para o estado de São Paulo, o centro-sul de Goiás e algumas áreas do leste e centro de Mato Grosso, onde os volumes de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros. Esse cenário contribui para a reposição de umidade no solo, favorecendo o desenvolvimento inicial do milho e da soja já plantados, embora possa interromper temporariamente outras atividades agrícolas.
Fonte: Climatempo