O dia 31 de outubro é voltado para a celebração do Dia Internacional do Arroz. Considerado pela Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO) como um dos alimentos mais importante para a nutrição humana, o grão é o terceiro mais consumido no mundo e não sai da mesa dos brasileiros.
O arroz é cultivado e consumido em larga escala, especialmente em países em desenvolvimento, por ser relativamente acessível e uma fonte eficiente de nutrientes básicos. “O arroz é rico principalmente em carboidratos, que são uma fonte essencial de energia. Nele, também encontramos pequenas quantidades de proteínas, vitaminas do complexo B e, dependendo do tipo (como o arroz integral), fibras. Por isso, é um dos alimentos mais importantes para a segurança alimentar mundial”, pontua a nutricionista Larissa Folle.
Safra 24/25
De acordo com a Epagri, a produção da safra de 2024/25 pode chegar à casa de 1,2 milhão de toneladas, colocando Santa Catarina como responsável por 12% do abastecimento nacional de arroz, sendo o segundo maior produtor do Brasil. “A nossa região possui muitos produtores e o grão que é produzido aqui é de alta qualidade. Isso se reflete na força que o setor se tornou nos últimos ano, garantindo o alimento para milhares de brasileiros”, destaca o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli.
Antes de chegar no prato, o arroz passa por uma série de processos rigorosos, que começam já no cultivo do grão.
Um dos agricultores que se dedica ao plantio é João Carlos Pirola, que desde os 11 anos de idade já ajudava o pai na lavoura. “Nós somos uma família de seis irmãos, sendo que três ainda continuam na agricultura. Naquela época, nós realizávamos o preparo do solo com carro de boi, colhíamos entre 20 e 30 sacas”, relembra o agricultor.
Neste Dia Internacional do Arroz, Pirola comenta que a tecnologia contribuiu muito para o melhoramento dos grãos e trabalhos nas lavouras. “Com todo o maquinário moderno e estudos que temos hoje, chegamos a colher dez mil quilos por hectare e, com sementes selecionadas, temos um potencial alto de aumento na produtividade do arroz. Me enche de orgulho levar para a mesa dos brasileiros um alimento tão rico e saudável, cultivado com muito trabalho e dedicação de muitas pessoas”, comenta.
Informações: ClimaTempo