Nos próximos dias, a previsão indica uma redução das chuvas no Sul do país. Especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os volumes devem ficar em torno de 15 milímetros, o que contribui para o avanço das atividades no campo. No norte do Paraná, são previstos volumes de até 40 milímetros, favorecendo a melhoria da umidade do solo.
No início de novembro, a chuva deve se concentrar nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com volumes variando entre 20 e 60 milímetros em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas. Em Mato Grosso do Sul e São Paulo, o acumulado será menor, entre 15 e 40 milímetros, assim como no Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.
Em uma previsão de longo prazo, espera-se que a chuva volte a ganhar intensidade entre o oeste paulista, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e grande parte da região do Matopiba, ajudando a recompor os níveis de umidade do solo e beneficiando o desenvolvimento da safra de verão.
Fonte: Climatempo