Fortes rajadas de vento atingem o Sul e Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira

Possibilidade dos ventos alcançar ou superar os 100 km/h

24/10/2024 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta quinta-feira (24), uma área de baixa pressão se intensifica ainda mais, movendo-se sobre o Rio Grande do Sul ao longo do dia e se transformando em um forte ciclone extratropical, que também originará uma nova frente fria.

Esse sistema terá grande impacto no estado, com uma situação de alerta e perigo. Existe alto risco de temporais em todas as regiões. As chuvas mais intensas começarão cedo na Fronteira Oeste e se espalharão pelas demais áreas ao longo do dia e da noite.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, nos Vales e na Serra, os temporais ocorrerão entre a tarde e a noite. As chuvas fortes podem acumular grandes volumes em curtos períodos, acompanhadas de muitos raios e granizo.

Além disso, o vento será intenso, mesmo nos momentos sem chuva. As rajadas devem variar entre 60 e 80 km/h em algumas áreas, com possibilidade de alcançar ou superar os 100 km/h em pontos isolados durante os temporais.

A Climatempo alerta para o risco de fenômenos como tornados e microexplosões em áreas isoladas. Muitas localidades podem enfrentar alagamentos, enxurradas, enchentes, além de queda de árvores e destelhamentos, impactando o fornecimento de energia.

Santa Catarina e o Paraná também estão em alerta. As áreas com maior risco de chuvas volumosas e persistentes são as cidades do extremo sudoeste do Paraná, meio oeste e sul de Santa Catarina, com ventos entre 71 e 90 km/h e risco de granizo localizado.

 

Fonte: Climatempo


Últimas Notícias