Nesta sexta-feira (18), o tempo deve permanecer nublado desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, incluindo também o Mato Grosso do Sul. Não se descarta a possibilidade de chuva forte, com trovoadas e risco de temporais, principalmente entre Santa Catarina e o Paraná, onde os volumes podem ser mais significativos.
Em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e nas regiões centro-sul e leste do Pará, há previsão de pancadas de chuva com trovoadas, que podem ocorrer a qualquer momento, sendo possível a ocorrência de temporais localizados.
No Matopiba, a chuva deve persistir ao longo do dia, podendo ser de intensidade moderada a forte em alguns momentos, o que aumentará a umidade na região. Na metade sul do Rio Grande do Sul, o sol volta a aparecer entre nuvens, favorecendo os trabalhos no campo, com temperaturas mais amenas ao longo do dia.
Previsão a longo prazo
Entre os dias 23 e 27 de outubro, a chuva deve se concentrar sobre o Brasil Central, com volumes de até 60 milímetros em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, sul do Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Isso ajudará a aumentar os índices de umidade no solo, mas poderá interromper a semeadura da soja.
Fonte: Climatempo