CNA marca presença no congresso nacional de irrigação e drenagem

Discussões sobre gestão hídrica e desenvolvimento sustentável da agricultura no evento em Petrolina

03/10/2024 às 14:47 atualizado por Roberta Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Sistema CNA/Senar participou, na quarta-feira (2), do Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, realizado em Petrolina (PE), onde foram debatidos temas cruciais como a gestão de recursos hídricos e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na agricultura brasileira. O congresso se estende até sexta-feira (4) e conta com uma programação diversificada que inclui palestras, painéis, apresentações de trabalhos e visitas técnicas.

Durante o evento, a assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, destacou a importância da irrigação para a produção agrícola no Brasil. Ela ressaltou que, globalmente, 12% da área agrícola é irrigada, contribuindo com 40% da produção de alimentos. No Brasil, a irrigação é ainda mais significativa, com 90% do arroz e mais de 80% das hortaliças sendo cultivadas em áreas irrigadas.

Jordana também discutiu a atuação da CNA em defesa dos interesses dos produtores rurais e a relevância do Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (ABC+) nas negociações internacionais. "A CNA tem colaborado com o Governo Federal para posicionar o agro brasileiro em negociações climáticas e divulgar as práticas sustentáveis do setor", afirmou.

O assessor técnico do Senar, Mauro Faria, abordou a atuação do Senar e apresentou as ações da ATeG nos últimos cinco anos. Ele explicou que a ATeG é um processo educativo que visa melhorar a produtividade e a renda dos produtores, promovendo o desenvolvimento sustentável. "Atendemos 31.115 propriedades com agricultura irrigada através da ATeG, que é individualizada, gratuita e focada na eficiência", disse Faria.

O congresso se configura como uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de conhecimento e práticas que visam o fortalecimento da agricultura irrigada no Brasil, promovendo um futuro mais sustentável e eficiente.

 

Fonte: CNA 


Últimas Notícias