O Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), recebeu hoje (02) no estande da ABTCP a diretoria da Arauco e da Valmet, responsável pela solução tecnológica da fábrica do Projeto Sucuriu da Arauco Celulose em Inocência. Com mais de R$ 25 bilhões em investimentos, o projeto visa produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose.
Representando a Valmet, estiveram presentes o presidente para a América do Sul, Celso Tacla, e o diretor Administrativo Financeiro, Lúcio Pandolfi, além do secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta, e do diretor regional do Senai MS, Rodolpho Mangialardo. O diretor ESG da Arauco, Theófilo Militao, também participou do encontro.
O secretário Jaime Verruck destacou que a Valmet fornecerá toda a estrutura tecnológica para a nova planta. “Fizemos uma reunião com a Valmet, que foi contratada pela Arauco para a solução tecnológica da fábrica, que é o maior projeto de celulose em construção no mundo”, enfatizou.
Durante a reunião, foram abordados dois pontos principais: a inclusão de fornecedores locais e a qualificação profissional. Verruck mencionou a realização de um workshop para que fornecedores locais possam conhecer as demandas da Valmet, oferecendo oportunidades de negócios. Além disso, a Valmet apresentará as qualificações específicas necessárias nas áreas de montagem e estrutura.
O secretário também ressaltou que a Valmet deve permanecer no estado por cerca de três anos, empregando cerca de 7 mil trabalhadores na obra, que terá duração aproximada de 34 meses. Ele concluiu que a Semadesc criará uma agenda de trabalho com a empresa para garantir a gestão eficaz do projeto.
Fonte: SEMADESC