Operação Pantanal: desde abril são 523 ações de prevenção aos incêndios

São mais de 10 regiões em monitoramento das queimadas

01/10/2024 às 10:32 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

A Operação Pantanal segue em ação para combater os focos de incêndio no Pantanal e outras regiões do Mato Grosso do Sul. Em Aquidauana, novos focos de incêndio surgiram devido à evolução climática desfavorável, com aumento da temperatura e alteração do vento. Foram enviadas equipes com militares do CBMMS e CBMRS nos lados leste e oeste da Serra de Maracaju para conter o incêndio. Ainda em Aquidauana houve acionamento em uma fazenda da região, onde uma equipe iniciou o combate.

Em Miranda, existe uma equipe empenhada nas ações de combate a um incêndio no lado oeste do Rio Aquidauana. Na região do Rio Salobra, uma equipe foi designada para reconhecimento e monitoramento a fim de colher mais informações para enviar reforço. Já em São Gabriel do Oeste, foi identificado um foco de incêndio na área de morraria, próximo ao Rio Coxim, entre São Gabriel do Oeste e Rio Verde do Mato Grosso. Há uma equipe empenhada no lado leste do Rio Coxim atendendo cerca de quatro fazendas na região, buscando contato do lado oeste para enviar outra equipe.

Foi realizado trabalho de rescaldo em Corumbá e posterior monitoramento na região do Morro da Antena. Em Costa Rica, houve uma solicitação para atendimento de um foco de incêndio dentro do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. A guarnição se dirigiu até o local, porém o foco havia sido controlado por equipes da região e da prefeitura de Alcinópolis. A equipe realizou o monitoramento por drone e confirmou que os focos estavam extintos. Em seguida, foram repassadas as orientações importantes aos produtores rurais locais para manter a vigilância da área.

Ainda em Costa Rica, houve acionamento de uma equipe para atender um foco de incêndio na saída para Chapadão do Sul. A equipe deslocou e permanecerá no período noturno realizando reconhecimento da área a fim de avaliar oportunidades de combate.

Novos focos surgiram em Maracaju e Rio Brilhante devido à evolução climática desfavorável, aumento da temperatura e alteração no vento. Os focos estão sendo monitorados para que sejam enviadas equipes para combate.

Regiões em monitoramento:

Corumbá (Paiaguás, Nabileque, Paraguai Mirim, Coimbra, Serra do Amolar, Albuquerque).

Rio Negro, Costa Rica, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste (Areado), Dourados, Coxim, Inocência, Paranaíba, e Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí seguem sendo monitorados por drones e satélites.

As bases avançadas de Redário, Santa Mônica e Paraíso realizam monitoramento constante de um foco próximo à divisa com o Mato Grosso, na região do Pantanal de Barão do Melgaço e Paiaguás.

 

Informações e imagem: Agência MS de notícias 
 


Últimas Notícias