O governo brasileiro acolheu com entusiasmo o anúncio das autoridades de Papua Nova Guiné sobre a aprovação dos certificados sanitários para a importação de carne de aves, carne mecanicamente separada de frango e cortes bovinos desossados provenientes do Brasil.
As exportações começarão a partir das plantas industriais brasileiras que foram inspecionadas e aprovadas pelo governo papuásio no ano passado. As negociações para acesso ao mercado de carne de aves iniciaram em 2020, seguidas pelas de carne bovina em 2022, refletindo o interesse do setor privado brasileiro em um mercado de 9 milhões de habitantes, o segundo mais populoso da Oceania, atrás apenas da Austrália.
Com essa nova aprovação, o agronegócio brasileiro alcança a 119ª abertura de mercado em 2024, somando 197 novas oportunidades em 59 destinos desde o início de 2023. Esses avanços são resultado do esforço conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), consolidando a presença do Brasil no comércio internacional de carnes.
Fonte: MAPA