Aquidauana: Existe um foco ativo, o qual apresentou aumento, sendo combatido pelos bombeiros militares do Rio Grande do Sul, atingindo a Região da Serra de Maracaju.
Paiaguás: Existe um foco ativo, porém o combate fica dificultado pelo difícil acesso ao local. Foi empenhada, no dia de hoje, mais uma equipe para o combate, avançando inclusive no período noturno, sendo necessário apoio de maquinários e aeronaves.
Sidrolândia: Equipe do CBMMS realizou combate que estava próximo de um armazém, inclusive orientando a confecção de aceiros.
São Gabriel do Oeste: Existem dois focos ativos entre a cidade e Coxim, sendo combatidos por 12 militares e três viaturas.
Equipes em Costa Rica e Paranaíba continuam atendendo focos pontuais.
Campo Grande: A cidade apresenta quatro focos ativos sendo combatidos pelas equipes.
Regiões em monitoramento:
Corumbá, sendo Nabileque, Paraguai Mirim, Albuquerque, Serra do Amolar.
Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí.
Porto Murtinho, Aparecida do Taboado e Água Clara.
EFETIVO E FROTA
A Operação Pantanal possui um efetivo de 153 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, alocados em diferentes cidades. A operação ainda conta com o apoio de 27 bombeiros do Rio Grande do Sul e Sergipe, 76 militares da Força Nacional de Segurança Pública. Além disso o reforço tem representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea, polícias Federal e Militar de Mato Grosso do Sul, agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Na frota estão 46 veículos entre aeronaves, caminhões, caminhonetes e embarcações.
Informações: Boletim Operação Pantanal
Imagem: Agência MS de notícias