Aquidauana: Existe um foco ativo sendo combatido pelos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
Paiaguás: Na tarde de ontem (17/09) foi realizado um sobrevoo na área onde verificou-se um foco ativo e solicitado deslocamento de equipe para iniciar as atividades de combate. Foi solicitado o apoio dos fazendeiros da propriedade atingida para reforçar as ações no local.
Regiões em fase de rescaldo e monitoramento
Corumbá (Nabileque, Paraguai Mirim, Albuquerque, Serra do Amolar)
Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema em Naviraí
Coxim, Porto Murtinho, Costa Rica, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste e Água Clara
EFETIVO E FROTA
A Operação Pantanal possui um efetivo de 153 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, alocados em diferentes cidades. A operação ainda conta com o apoio de 27 bombeiros do Rio Grande do Sul e Sergipe, 76 militares da Força Nacional de Segurança Pública. Além disso o reforço tem representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea, polícias Federal e Militar de Mato Grosso do Sul, agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Na frota estão 46 veículos entre aeronaves, caminhões, caminhonetes e embarcações.
TEMPO
As temperaturas na região Norte ainda apresentam condições desfavoráveis, marcando uma máxima de 43°C. O vento se manteve predominantemente na direção leste, com rajadas de até 36 km/h. A umidade relativa do ar na região norte do Estado se manteve registrando 20% e na maior parte do sul e oeste do estado registraram aumento. Mantém-se necessário o alerta por parte dos militares em combate para que não haja risco de reignição dos focos, mesmo com as precipitações de chuva dos últimos dias.
FOCOS DE CALOR
Os focos de calor detectados via satélite chegam a 7.129 de janeiro deste ano até 10 de setembro, ou seja, 41,5% a mais que no mesmo período de 2020, quando foram registrados 5.039, os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Informações: Boletim Diário Operação Pantanal 2024