A Primavera, que começa no dia 22 de setembro, é uma das estações mais importantes para a agricultura, pois promove mudanças que favorecem o cultivo de certas espécies vegetais. É uma fase de transição entre o período seco, o inverno, e o período úmido, o verão.
Na maioria dos estados brasileiros, a primavera traz dias mais quentes e um aumento gradual na frequência de chuvas. No entanto, na Região Nordeste, a estação é marcada por maior secura e temperaturas muito elevadas.
Durante a primavera, a passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste é mais comum. Alguns desses sistemas podem ter intensidade moderada a forte, causando resfriamento acentuado, mas geralmente por poucos dias.
Vale ressaltar que algumas frentes frias atípicas podem intensificar as chuvas na Bahia. Os meses de primavera são, climatologicamente, os mais quentes do ano na maioria das áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
O que muda com a instalação do La Niña na primavera?
Os principais centros de monitoramento do clima global já observam a formação do fenômeno La Niña durante a primavera de 2024. A estiagem deste ano começou mais cedo e contribuiu para o aumento dos incêndios florestais no final do inverno.
A expectativa é de que a chuva regular retorne em breve, não só para ajudar a apagar esses incêndios, mas também para recuperar a umidade do solo, permitindo o início do plantio da nova safra agrícola. A chuva do verão 2023/2024 ficou abaixo do esperado, e o Brasil está começando a sentir os efeitos da estiagem prolongada e do calor intenso.
Com a formação do La Niña, espera-se um maior espaçamento entre eventos de tempo severo no Sul durante a primavera, embora, quando ocorram, possam ser intensos. Também se prevê redução dos volumes de chuva, com desvios negativos na segunda metade da estação, especialmente no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina.
A partir de dezembro, frentes frias mais frequentes, algumas continentais e muitas marítimas, podem ficar estacionárias na altura do Rio de Janeiro, favorecendo a formação de grandes corredores de umidade.
Haverá maiores variações térmicas no Centro-Sul, principalmente no leste do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Também é esperada uma maior propensão a ondas de calor no oeste da região Sul e chuvas acima da média na região Amazônica.
Fonte: Climatempo
Foto: Pixabay