São Gabriel do Oeste: Os focos estão confinados na região de serra. Guarnições mantém o combate ativo para extinção do fogo.
Água Clara: As equipes receberam reforço para o trabalho de combate ao incêndio. A preocupação é maior por se tratar de área de eucaliptos.
Miranda: Foram reforçadas as equipes na região devido às fortes rajadas de vento que facilitaram a propagação dos focos, no momento três deles estão ativos.
Paraguai Mirim - Corumbá: Militares realizam o combate de focos ativos.
Porto Índio - Corumbá: Os focos ativos permanecem concentrados na região de fronteira com a Bolívia. Militares fazem contenção e enfrentamento do fogo.
Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema - Naviraí: Há vários focos ativos sendo combatidos direta e indiretamente. Destaca-se que essa região é uma unidade de conservação da diversidade biológica e cultural, utilizada para fins de pesquisa científica. O combate ativo conta com o uso do Air Tractor do CBMMS.
Aparecida do Taboado: Foi realizado o combate em uma área de pastagem próxima a área urbana, confinando e extinguindo o fogo.
Aquidauana: Os militares fazem o combate em dois pontos distintos, um próximo às margens do Rio Aquidauana e outro perto do Córrego Buriti.
Região de Apa - Porto Murtinho: Os combates continuam em duas frentes de focos ativos, estrategicamente distribuídas para conter e evitar a propagação das chamas.
Parque Estadual das Nascentes do Taquari - Costa Rica: Combate feito em região de morraria com aceiros para confinamento e futura extinção do fogo.
Seguem em monitoramento por drones e satélites as regiões do Nabileque em Corumbá e de Chapadão do Sul.
EFETIVO E FROTA
A Operação Pantanal possui um efetivo de 142 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, alocados em diferentes localidades como Campo Grande, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito e Porto Murtinho. A operação ainda conta com o apoio de militares enviados por estados do Conesul, da Força
Nacional de Segurança Pública, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea.
O reforço ainda conta com as polícias Federal e Militar de Mato Grosso do Sul, além de agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Na frota estão 44 veículos entre aeronaves, caminhões, caminhonetes e embarcações.
TEMPO
A região do Pantanal sul-mato-grossense enfrenta condições climáticas que potencializam o risco de incêndios florestais. A previsão para os próximos dias continua sendo de estiagem, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas, marcando máxima de 40°C ao norte do estado. O vento está na direção nordeste/norte, com rajadas de até 53 km/h. A umidade relativa do ar se manteve registrando 10% na maior parte do estado.
Informações e imagem: Agência MS de notícias