São Gabriel do Oeste: Os focos permanecem ativos e estão concentrados na região de serra. Militares realizam ações para extinguir os focos.
Miranda: Equipes estão subdivididas nos dois focos ativos para combater e acabar com o incêndio.
Porto Murtinho: Houve o reforço de mais duas equipes de militares na região, o objetivo é salvaguardar vidas e proteger propriedades.
Pedro Gomes: Focos de incêndio surgiram perto da rodovia MS-215. Uma guarnição foi deslocada para atuar e combater o incêndio.
Naviraí: O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema demandou militares para combater focos que estão ativos na região.
Outras regiões do Estado permanecem com guarnições atuando no combate e prevenção: Nabileque em Corumbá, Chapadão do Sul e Aparecida do Taboado.
A Operação Pantanal possui um efetivo de 145 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, alocados em diferentes localidades como Campo Grande, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito e Porto Murtinho.
A operação ainda conta com o apoio de militares enviados por estados do Conesul, da Força Nacional de Segurança Pública, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea. O reforço ainda conta com as polícias Federal e Militar de Mato Grosso do Sul, além de agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Na frota estão 44 veículos entre aeronaves, caminhões, caminhonetes e embarcações.
A previsão para os próximos dias continua sendo de estiagem, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. Diante deste cenário, as equipes mantêm ações de vigilância nas áreas atingidas e também nas regiões onde estão instaladas as bases avançadas.
As temperaturas na região estão em condições extremas, marcando uma máxima de 37°C ao norte do estado. O vento está na direção norte, com rajadas de até 38 km/h. A umidade relativa do ar se manteve registrando 20% na maior parte do estado.
Informações e imagem: Agência MS de notícias