No município de Pendências, Rio Grande do Norte, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizarão uma palestra nesta quinta-feira (5) com o objetivo de orientar os produtores locais sobre as ferramentas de incentivo à agricultura familiar. O foco será o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa não apenas fortalecer a produção de alimentos, mas também contribuir para a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade.
O encontro será voltado para a colônia de pescadores e associações locais e abordará os requisitos necessários para a adesão ao PAA. A palestra terá como meta promover a capacitação dos participantes e disseminar informações sobre o Programa. Segundo o superintendente da Conab no Rio Grande do Norte, Sebastião Arruda Junior, “essas reuniões têm o propósito de fortalecer a agricultura familiar, combater a insegurança alimentar e nutricional, e promover o desenvolvimento rural sustentável. A Conab busca, através do PAA, fortalecer o vínculo com os produtores, valorizar a agricultura local e reduzir o desperdício de alimentos.”
Além dessa capacitação, a Conab também apresentou o PAA durante o Encontro Municipal do Programa Cisternas e das Associações Rurais, realizado no dia 4. Na ocasião, os técnicos destacaram a importância do Programa para a segurança alimentar e o desenvolvimento regional sustentável, ao garantir acesso a alimentos saudáveis e apoiar a economia local.
Criado há mais de 20 anos como parte da estratégia Fome Zero, o PAA busca unir o incentivo à produção dos agricultores familiares com o fornecimento de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, o Programa é executado pela Conab, além de estados e municípios.
Por meio do PAA, a Conab adquire produtos da agricultura familiar, garantindo renda aos produtores. Esses alimentos são então distribuídos para a rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias, e grupos em situação de vulnerabilidade social, auxiliando na complementação da alimentação dos que enfrentam insegurança alimentar e nutricional.
Fonte: Conab