Buscando aprimorar o conceito de transversalidade, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) reuniu ontem (4) os secretários-executivos da instituição para debater e compartilhar os programas e projetos executados dentro da instituição. O ponto focal do encontro foi a atuação da Secretaria de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) e as ações realizadas pela pasta comandada pelo secretário-executivo Humberto de Mello.
Entre elas se destacam o Projeto Fomento Rural e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Pobreza. As ações envolvem os agricultores familiares, indígenas e quilombolas que comercializam os produtos cultivados em assentamentos, aldeias e quilombolas. Após a aquisição, os produtos são doados as famílias indígenas em situação de vulnerabilidade social do Estado.
Na avaliação do titular da Semadesc, Jaime Verruck, os programas são exemplo de política pública positiva. “Eles possibilitam que as famílias em vulnerabilidade possam construir sua autonomia. As aquisições de alimentos são feitas nas comunidades e distribuídas no próprio local”, citou o secretário lembrando que em depoimento, alguns beneficiários indígenas afirmaram que não precisam mais sair do Estado para fazer a colheita dos frutos. “Este é um fator preponderante”, complementou Verruck.
No encontro, o secretário Humberto de Mello destacou o programa de Bioeconomia para a agricultura familiar, apresentando as propostas do Projeto de Biodiesel a partir de Macaúba e o projeto de Produção de Manga Orgânica com o Povo Terena. “Buscamos alinhar com as secretarias-executivas de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Econômico, as linhas de ação para desenvolver os projetos”, enfatizou.
Mello reforçou a importância de se discutir estas propostas com os demais secretários-executivos da Semadesc. “Buscamos a unidade da Semadesc, dentro da diversidade de ações que ela executa. As expertises de todos são muito bem vindas”, concluiu.
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS