Nesta quinta-feira (5), os preços da soja continuam a declinar na Bolsa de Chicago, refletindo uma correção após dias de alta. Por volta das 12h30 (horário de Brasília), os contratos mais negociados estavam em queda, variando entre 6,50 e 8,25 pontos. O contrato de novembro estava cotado a US$ 10,13 por bushel, enquanto o contrato de março negociava a US$ 10,46 por bushel.
O mercado está ajustando-se diante de informações já conhecidas e aguarda o próximo relatório mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), previsto para terça-feira (10). Além disso, o mercado observa atentamente o início da colheita nos EUA e o plantio no Brasil, monitorando as condições climáticas que podem impactar ambas as etapas.
O farelo de soja está pressionando negativamente os preços, com perdas superiores a 2% na tarde de hoje. Em contraste, o óleo de soja está operando em alta, avançando mais de 1% após uma recente queda em Chicago.
Ainda nesta semana, os mercados também aguardam o relatório semanal de vendas para exportação dos EUA, que será divulgado pelo USDA nesta sexta-feira (6), após o feriado do Dia do Trabalho na última segunda-feira (2). Nesta quinta-feira, o USDA anunciou a venda de mais de 300 mil toneladas de soja, o que proporciona algum suporte aos preços nesta semana.
Fonte: Notícias agrícolas