Neste sábado (31), um novo ciclone extratropical se formará no Brasil, associado a uma frente fria. Esse sistema deve provocar chuva no Rio Grande do Sul e no extremo sul catarinense. Na metade sul do Rio Grande do Sul, o tempo ficará mais nublado, com chuva a qualquer momento, podendo ser forte nas áreas de fronteira com o Uruguai. Na metade norte do estado, a chuva será mais isolada.
No Brasil Central, o tempo seco e quente continuará, favorecendo a queda da umidade relativa do ar nas horas de maior aquecimento e contribuindo para o aumento dos incêndios. Com o tempo mais aberto entre o Centro-Oeste, o Sudeste e a região de Matopiba, os trabalhos no campo serão beneficiados.
Ainda deve chover no leste do Nordeste, com precipitação moderada entre Salvador e o Recôncavo Baiano. No Norte, há previsão de chuva alternada com períodos de melhora, mas que pode ser mais forte no noroeste do Amazonas e oeste de Roraima.
Ao final do dia, uma massa de ar frio se aproximará do Sul, reduzindo as temperaturas no Rio Grande do Sul e nas áreas sul e oeste do Mato Grosso do Sul, mas sem risco de formação de geada nas áreas produtoras. No domingo, as temperaturas estarão mais baixas no estado gaúcho e no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, porém, sem geada e sem risco de frio intenso.
Fonte: Climatempo
Foto: Freepik