Na manhã desta terça-feira (27), a sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em Barreiras foi palco de uma reunião focada na atualização dos custos de produção de soja e sorgo no Oeste da Bahia. O encontro, intermediado pelo Núcleo de Agronegócio da Aiba, contou com a presença de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de outras instituições agrícolas, consultores e produtores rurais.
A atualização dos custos considerou os cenários atuais e as informações fornecidas pelos produtores e instituições do setor. Além da revisão dos custos, foram debatidos temas como comercialização e práticas de mercado, essenciais para a tomada de decisões estratégicas.
“Essa atualização é fundamental para fornecer aos produtores dados precisos e recentes, ajudando-os a ajustar suas estratégias de produção e comercialização de acordo com as condições atuais do mercado”, destacou o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloisio Júnior.
Durante a reunião, foram apresentados dados sobre insumos, mão de obra e maquinários, bem como os preços atualizados de acordo com o mercado local. A análise detalhou todos os aspectos da produção da soja, desde o preparo do solo até o armazenamento.
“Tivemos uma participação significativa, tanto presencial quanto online, com discussões detalhadas sobre todos os aspectos da produção da soja. Agora, vamos refinar as informações para divulgar o custo do saco de soja por hectare. O encontro foi muito produtivo, e agradeço o apoio da Aiba e de todos os envolvidos”, comentou o engenheiro agrônomo e analista da Conab, Joctã Lima.
Fonte: AIBA