Conab lança compra on-line de milho com novo sistema balcão digital

Pequenos criadores podem adquirir o cereal pela internet a partir desta segunda-feira

26/08/2024 às 12:10 atualizado por Roberta Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

A partir desta segunda-feira (26), os pequenos criadores em todo o Brasil poderão adquirir milho do Programa de Venda em Balcão (ProVB) de forma mais prática através do novo Balcão Digital da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com a inovação, os produtores poderão fazer suas compras diretamente do celular ou computador, simplificando o processo de aquisição dos estoques públicos de milho.

O superintendente de Abastecimento Social da Conab, Janderson Maués, explicou que o Balcão Digital visa facilitar o acesso dos criadores aos estoques, promovendo economia de tempo e recursos. "Esse sistema vai melhorar os atendimentos e possibilitar economia para aqueles que utilizam o ProVB. No entanto, os atendimentos presenciais continuarão disponíveis para quem preferir", afirmou.

O novo sistema permitirá que os usuários formalizem suas compras, emitam autorizações e guias de pagamento, e agendem a retirada do milho de forma on-line. Jean Mendes, produtor de leite de Parnaíba (PI), destacou a importância da inovação: "A facilidade de comprar pelo celular e agendar a retirada do insumo facilita muito o nosso dia a dia e ajuda a evitar longas esperas."

A iniciativa é parte da Transformação Digital no Setor Público, alinhando-se ao Plano de Digitalização do Governo Federal. Marcelo Faustino, superintendente de Tecnologia da Informação da Conab, ressaltou que a novidade busca simplificar o serviço, aumentar a eficiência e integrar a gestão pública com outras bases de informação.

Entre janeiro e julho deste ano, o ProVB comercializou cerca de 52 mil toneladas de milho para quase 9 mil criadores. O programa é voltado para pequenos produtores de diversos setores, como suinocultura, avicultura, bovinocultura, entre outros.

Para participar do ProVB, os criadores devem estar cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican) da Conab. A documentação precisa estar atualizada para garantir o acesso mensal aos estoques públicos de milho, conforme o tamanho do plantel.

 

Fonte: Conab


Últimas Notícias