A frente fria continua se deslocando pela costa brasileira, atingindo o Sudeste nesta segunda-feira (26). Com isso, são esperadas chuvas no leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com acumulados entre 20 a 30 milímetros. Nas demais áreas da região, o tempo será firme, favorecendo o avanço da colheita do café, assim como o corte e a moagem da cana-de-açúcar.
No sul de Mato Grosso do Sul, em São Paulo e em toda a Região Sul, o tempo voltará a ficar firme, possibilitando a conclusão da colheita do milho safrinha e também do algodão.
Atenção para as altas temperaturas na faixa norte do Brasil, que abrange Mato Grosso, Tocantins, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul, sul do Amazonas, Rondônia e Pará. Nessa região, a umidade relativa do ar pode cair para abaixo dos 20%, aumentando o risco de focos de incêndio.
Quanto à faixa sul do país, ainda há previsão de geadas entre a Serra Gaúcha e Catarinense, no centro-sul do Paraná e na Serra da Mantiqueira. O trigo no Rio Grande do Sul não deve sofrer grandes impactos, mas há um alerta para as lavouras no Paraná que tiveram o plantio antecipado e podem ser afetadas de forma pontual, assim como as plantações de tabaco no noroeste gaúcho e oeste catarinense.

Fonte: Climatempo